segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Os Bens Econômicos e a Riqueza

NAPOLEONI,Cláudio. Curso de Economia Política.
Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979

Isso é só uma nota minha afim de estudar .-., se estiver certo ou errado aceito críticas para melhorar minhas idéias '-'.

Bom a Ciência econômica estuda, de um posto de vista particular, as atividades que os homens desenvolvem para satisfazer suas necessidades.

1) As necessidades humanas são múltiplas e suscetíveis de infinito desenvolvimento. Exemplo rápido: O homem tem uma necessidade de se alimentar, de se vestir, de morar em uma casa, de constituir familia, de se instruir, de descansar, de se divertir,etc; ter um local aonde ele se sinta protegido, então ele constrói uma casa, mas ao passar do tempo essa necessidade se desenvolve e aquela casa que apenas servia como proteção ele quer agora uma casa mais confortavel e cada vez mais vai procurando isso, coloca ar condicionado, constrói ela de uma maneira que não fique muito calor, enfeita ela faz detalhes para que ele fique mais bonita, cada vez vai evoluindo a necessidade que no inicio era só uma casa para se abrigar.

2) Os meios com que os homens satisfazem as próprias necessidades podem se tornar gradativamente disponíveis somente em quantidades limitadas, isto é, em quantidades menores do que necessitariam para conseguir sua plena satisfação.


Exemplo rápido: 1milhão de reais é minha necessidade porém só tenho 100reais, ou seja isso é quantidade limitada do que eu preciso para conseguir a minha satisfação.
Porém existe algumas coisas que existem de forma ilimitada e que sempre estão disponíveis no nosso meio para nos satisfazer, como o ar atmosférico é certamente um meio de satisfazer uma necessidade a de respirar, e o ar é imediatamente disponível em quantidade ilimitada em relação a própria necessidade.

Então as ações dos homens são baseadas em escolhas, não sendo possível dada a limitação dos meios, satisfazer completamente todas as necessidades, o homem deve continuamente escolher entre muitas possíveis linhas de ação: escolher uma em vez da outra, por causa que são infinitas necessidades e vamos por dessa maneira o limite seria a quantidade de dinheiro disponível para ele, para poder adquirir e satisfazer a suas necessidades então ele faz a escolha dentre algumas coisas.

Resultado Máximo: O individuo ou nação/organismo coletivo tem um salário evidentemente limitada que lhe dá uma disponibilidade, que a partir de certas necessidades por ele sentidas, deve escolher de que modo aqueles meios serão utilizados para satisfazer aquelas necessidades da melhor maneira possível , sobre as mercadorias dispostas no mercado, e ele deverá decidir quais mercadorias comprar e em que quantidade, isto é , deverá exercer um ato de escolha.

Meio Mínimo: O indivíduo tem uma necessidade X , que existem vários meios de satisfaze-la e todas elas satisfazem na mesma medida, então o individuo faz a escolha em que o gasto de renda disponível seja o menor possível.

Diremos agora que a ciência econômica estuda as ações que os homens realizam para satisfazer suas necessidades enquanto estas ações comportam escolhas em consequência da limitação dos meios que podem tornar-se disponíveis para a satisfação dessas necessidades.

Bem Econômico: é qualquer coisa que seja capaz de satisfazer qualquer necessidade e que pode ser tornada disponível somente em quantidade limitada.
 Exemplo: É algo que satisfaça a necessidade, que pode se tornar disponível em quantidade limitada.

Utilidade: capacidade de satisfazer qualquer necessidade, uma coisa pode ser bem util para alguem como pode ser prejudicial para outra, mas como é util para alguém então esta coisa em questão é util.
Inutil: contrario de utilidade.


continua....